top of page

Savoring



Semana passada eu li Polllyana e me identifiquei muito com o conteúdo do livro. Longe de querer ser a pessoa positivamente tóxica, mas eu prefiro ver o copo meio cheio. Isso não quer dizer que eu nunca fique triste, chateada ou frustrada. É normal sentir. É normal sentir os diversos sentimentos. Afinal, a vida acontece.


Um Hiato de quase um ano entre o primeiro parágrafo que ficou salvo nos rascunhos e o que estou escrevendo agora. Eu já não lembro o que eu iria escrever antes mas certamente não seria a mesma coisa que estou escrevendo agora. Já sou outra pessoa.


Mas enfim, savoring. Que na tradução literal significa saborear mas vamos utilizar aqui uma tradução mais livre: desfrutar. A primeira vez que ouvi essa palavra sem ser no contexto de comida foi lá em 2017 - 2018 quando estava focada na produção de cadernos e sem tempo para fazer as coisas que eu gostava.


O termo indica a consciência de estar presente. Seja num pequeno instante, seja numa conversa, seja comendo algo gostoso. Não importa a atividade. Não é só degustar eventos felizes mas ser capar de recriar momentos com experiências positivas. Sabe quando a gente troca a roupa de cama e deita sentindo o cheirinho de lençóis limpos? Ou quando a gente faz de uma refeição comum algo especial? Ou quando a gente conversa com aquela amiga e é tão gostoso que nem se lembra de olhar o celular. Savoring, desfrutar o momento. Estar presente e viver o instante.


3 dicas pra praticar o savoring:


  1. Relembre momentos que te deixaram feliz. Olhe fotos, lembre dos sons, dos cheiros, do que te fez sorrir. Se der para repetir a experiência, por que não?

  2. Celebre as pequenas conquistas.

  3. Aprecie a natureza. Admire o pôr do sol, vá à praia, caminhe pelo parque... Eu tenho ido mais vezes ao sítio, pelo menos uma vez por semana. Além de ser uma atividade que os cães gostam (eles amam andar pra lá e pra cá cheirando tudooo!), eu me sinto bem lá (e não tem internet rsrs). O ponto é que eu senti uma melhora na minha qualidade de vida em ir pontualmente lá, sabe? Esquecer a pressão do cotidiano, ler um livro no terraço, cochilar na rede, admirar um pôr do sol incrível (sério!), essas pequenas atividades recarregam as minhas energias para voltar pra a rotina.


O que achou desse conceito?

Vamos praticar savoring?


72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page